O mercado de assinaturas amadureceu. Para entender o cenário atual e futuro, Vindi e Opinion Box investigaram o comportamento de mais de 2.000 consumidores no Brasil. Descubra na pesquisa as tendências, fatores de decisão e oportunidades que vão definir o sucesso da sua estratégia de recorrência.
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Sua estratégia sobrevive a estas perguntas?
O que realmente faz 49% dos consumidores cancelarem uma assinatura? A resposta pode não ser o preço. Revelamos os motivos que sua empresa precisa conhecer para aumentar a retenção.
Por que 66% dos usuários que ativam um teste grátis cancelam em seguida? Desvendamos o padrão de comportamento por trás do "churn do free trial" e como ele afeta seu negócio.
Sua empresa está preparada para capturar essa demanda ou vai ficar para trás?
Quase metade (48%) dos brasileiros pretende gastar AINDA MAIS com assinaturas nos próximos 5 anos.
As respostas para estas e outras perguntas estratégicas estão na Pesquisa Assinaturas 2025
Navegue pelos principais insights da Pesquisa Assinaturas 2025
Panorama geral: um retrato completo de quantos serviços os brasileiros assinam e a divisão entre o consumo de produtos físicos e digitais
Tendências de consumo: a evolução dos gastos com assinaturas nos últimos 12 meses e as projeções de investimento do consumidor para o curto e longo prazo
Fatores de decisão: o que mais pesa na hora de contratar (preço, experiência ou vantagens?) e os principais motivos que levam ao cancelamento
A era dos streamings: o ranking dos serviços de vídeo e áudio mais populares, a percepção sobre anúncios e o comportamento real de compartilhamento de senhas
Assinaturas no cotidiano: como os serviços recorrentes, de clubes de vinho a produtos para pets, estão inseridos na rotina dos brasileiros
Pagamentos: a preferência absoluta pelo cartão de crédito e o crescimento de métodos alternativos como o Pix
CEOs e Gestores: Para tomar decisões mais inteligentes com base em dados atualizados sobre o comportamento do consumidor
Profissionais de Marketing: Para criar campanhas de aquisição e retenção que realmente convertem, entendendo as dores e motivações do público
Gerentes de Produto: Para criar campanhas de aquisição e retenção que realmente convertem, entendendo as dores e motivações do público
Profissionais Financeiros: Para criar campanhas de aquisição e retenção que realmente convertem, entendendo as dores e motivações do público
Conheça o perfil detalhado dos entrevistados
A pesquisa, realizada em maio de 2025, ouviu 2.023 consumidores de todo o Brasil pela internet, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Realização:
A Vindi é um Hub de Pagamentos Inteligente que conecta empresas a soluções integradas para cobranças recorrentes, avulsas e serviços de crédito. É a escolha de empresas que buscam eficiência operacional, maior aprovação nas vendas, redução da inadimplência e escalabilidade para crescer com inteligência financeira.
A Opinion Box desenvolve a tecnologia que você precisa para desvendar os desejos do consumidor e as tendências do seu mercado. Com soluções de pesquisa de mercado e customer experience, ajudamos empresas a embasar decisões de negócio mais inteligentes, ágeis e confiáveis.
Não fique para trás. Acesse agora os dados que vão guiar o futuro do seu negócio